Terça-feira , 24 Novembro 2020
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Encode: 8bit vs 10bit

Encode: 8bit vs 10bit

araragithink
Mais uma vez após mais de um ano voltamos a falar sobre esse assunto de extrema delicadeza e que parece criar treta entre várias pessoas xD. Após o lançamento de Nisekoi em BD e da mudança de encode para 8bit, recebemos alguns comentários e emails reclamando essa mudança por isso decidimos fazer este post. Isso não vai servir para defender o encode em 8bit ou o encode em 10bit, vai servir apenas para explicar o motivo da nossa decisão e para que os nossos fãs(vocês ^^) fiquem esclarecidos. É bom lembrar a quem não sabe que os nossos encodes dos episódios em HDTV são e continuarão a ser em 8bit sobre isso nem terá discussão, apenas iremos discutir sobre os lançamentos em Blu-ray.

Pra quem não sabe o que é 8bit, 10bit e esses bagulhos aí, podem aprender um pouco com esse post. Tem defensores do 8bit e tem defensores do 10bit, nós do Moshi Moshi somos defensores de lançar no formato que mais agrade aos nossos fãs e que melhor qualidade garanta pra eles. Nunca iremos encodar episódios abaixo de 720p, para tristeza do Paulo, e sempre tentaremos estar ao melhor nível na qualidade de vídeo e audio. E agora vocês estão pensando: “Por que droga vocês decidiram mudar o encode dos Blu-rays para 8bit?” Essa que é a parte engraçada, e vou simplesmente enumerar os motivos:

  1. Recebemos alguns emails e comentários pedindo encode em 8bit para poderem assistir na TV os nossos Blu-rays,
  2. Diferença entre 8bit e 10bit é miníma e só verdadeiros olhos de falcão conseguem distinguir,
  3. Cerca de 90% dos eletrônicos de reprodução de vídeo atuais ainda não suportam nativamente videos em 10bit,
  4. 10bit requer mais capacidade de processamento que maioria dos Brasileiros não possuí nos seus PCs e Laptops.

São “apenas” esses os motivos de nosso “retrocesso” para o 8bit. Apesar disso pode ser que a gente esteja errados, então vai rolar aí uma enquente até Domingo. Pedimos a todos os que baixam nossos projetos em Blu-ray e que irão baixar Nisekoi e Fullmetal Alchemist: Bortherhood que votem e dêem a sua opinião. Pra terminar vou só referir que essa enquete serve apenas para saber a sua opinião, até ao final da enquente a nossa decisão mantêm-se, nossos Blu-rays serão em 8bit. De qualquer jeito se no final da enquente  percebermos que realmente os fãs preferem 10bit, então aí a gente vai discutir o assunto internamente e decidiremos se fica 10bit ou 8bit. Obrigado a todos os que apenas comentam quando é preciso reclamar, seus comentários nos dão motivação pra continuar fansubando o/.

 

Veja Também

Passado, presente e futuro

Moshi Moshi! Depois de duas temporadas terminadas aqui, chegou a hora de refletir um pouco …

23 Comentários

  1. Eu sempre optei por usar 8bit em meus projetos e sempre gostei desse formato por ele rodar bem em minha TV e acho uma bobagem todo esse alarde em torno da decisão do fansub por estar lançando um projeto em BD usando 8bits ainda mais porque a maioria dos users que frequentam o site certamente não se lembram nem de deixar um comentário agradecendo todo o esforço da staff para compartilhar conosco os projetos que levam horas e horas para ficar pronto. Aos reclamões de plantão, que ficam com a bunda colada na cadeira o dia todo apenas fazendo downloads sem nem mesmo agradecer pelo trabalho ofertado pelos fansubs, deixo aqui o meu mais puro desprezo. Vocês são lixo! E como lixo não podem se dar ao luxo de exigirem o que nós, Fansubs, fazemos em nossos projetos.

    • Exato.
      Antes de vir aqui ou qualquer outro fansub reclamar por qualquer motivo, o cara deve se lembrar que uma equipe de 3 a 10 pessoas trabalhou por 10 ou mais horas para que ele pudesse ter 20 minutos de diversão semanal.
      Queria ver esses caras alguns anos atras, importando DVDs ou mídias mais antigas, pagando caro e tendo que se virar pra aprender inglês (quando existia legenda em inglês) e poder entender o que se passava na tela.
      Ainda bem que hoje existem pessoas como nós, verdadeiros fansubs que dão suor, lágrimas e sangue para levar a todos, um anime em ótima qualidade sem pedir nada em troca. 🙂

    • E basta nove linhas para dizer tudo.

    • Megasenpai,
      Eu concordo com você, apenas na parte do alarde desproporcional que a coisa toda levou. As pessoas esquecem de que o fansub é feito por fãs com intuito de espalhar o anime que gostam para mais pessoas (diferente do mercado obscuro que o soco inglês criou). Só que infelizmente nem todos tem vontade de fazer o melhor (exemplo speedsub), ou apenas querem o post de o mais rápido ou quem faz mais animes. Assim como também temos as pessoas que não tem educação, bom senso, e principalmente, a incapacidade de lidar com a palavra “NÃO”. Quantos fansubs bons que tem em seus comentários (site/blog/facebook/twitter) de quando sai tal anime, pedidos de novos animes, cobrança e até mesmo xingamentos, tudo porque estamos perdendo o controle das coisas.

      Por último, e para encerrar de vez minha participação nessa confusão ridícula que 6 colocaram nos meus ombros se compreender meu texto, vou colocar estes pontos:

      1º Eu não mando email cobrando coisas de fansub, e não sei quais foram as pessoas que mandaram e email reclamando e cobrando.

      2º Existe um grande ciclo vicioso no meio dos otakus brazucas em relação a respeito que as pessoas deveriam trazer de casa.

      3º Eu sempre agradeço ao fansub que baixo animes, seja do eixo do mal, assim como agradeci Inukami, Green Green e Nabari no Ou lá no canal de irc Ryuusei, assim como em alguns momentos brincava com você e a staff de quando ia sair Rosario+Vampire 2 em BD. Nunca agradeci o eixo do bem porque nunca gostei deles mesmo.

      4º Todos nós, eu inclusive, precisamos ser mais tolerantes e educados porque atualmente estamos caminhando para a intolerância e impulsividade. Ainda digo que o meu texto no post do BD01 de Nisekoi não foi cobrança de qual tipo de release o sub tem que fazer (diferente de todos os comentários pouco inteligentes que sucederam o meu davam a entender).
      Eu falei sobre o mesmo problema das pessoas em geral que se recusam a evoluir. O caso mais estúpido atualmente é a Inglaterra que teve que optar pelo plano de contingência da Microsoft justamente porque acreditaram que o Windows XP nunca seria descontinuado, assim como muitos por aí (bem feito para os vendedores da Santa Ifigênia).

      5º Megasenpai, os primeiros releases em 720p e 1080p de animes feitos por brazucas tinham quantos PCs compatíveis? Na época que eu baixei os primeiros releases nessas resoluções, o MPClassic travava no PC, hoje roda liso sem muitos problemas. Quantas vezes não vi nos canais de irc de alguns fansub a staff dizendo que não ia fazer um novo release só para o anime ser gravado em 1 DVD. Então por que tem que ser feito o Bolsa-Anime para quem não consegue ver na Tv?

      6º Uma coisa é a nobre arte de fansubar, outra coisa beeeeem diferente é mimar os leechers.

      7º Ainda não agradeci ao Moshi Moshi porque ainda não assisti um anime deles, apenas assistirei quando fazer a maratona de Amagami ou Monogatari.

  2. MDS -.- De boa 8 bits ou 10 bits, desdeq a qualidade seja boa e PRINCIPALMENTE a TRADUÇÃO, que é oq eu prezo num fansub, seja bem interpretada. Agora mudar o encode só pq alguns não conseguem assistir na sua TV, kkkkkkkkkkkkk aí não néh. mas tá de boa 😉

    Quem tem Note é só comprar um cabo hdmi e ser feliz =B

  3. Concordo com a decisão realmente para os brasileiros ainda é cedo para o 10 bits, e acredito que o intuito dos fansubers seja divulgar os animes e mangas, e a Moshi Moshi com esta decisão esta incorporando como poucos a verdadeira função dos fansubers, que o máximo de pessoas tenham acesso e conheçam animes e mangas . Por favor continuem sempre assim.

  4. Eu adoro o trabalho de vocês com as legendas e em 8bit fica melhor ainda. 😀

  5. Nem sei porque querem 10 bit sendo que a maioria nem nota a diferença.
    Melhor 8 bit mesmo =)

  6. Olá pessoal, conheci vocês recentemente, e já estou no aguardo de FMA Brotherhood, vocês fazem um ótimo trabalho, continuem assim.

    Em relação ao encode, só vejo em animes o 10bits, em filmes ou seriados o encode é sempre o mais fácil das pessoas assistirem, seja em suas televisões ou aparelhos BD, ou mesmo sem precisar de milhões de codecs no PC pra rodar sem nenhum problema. Sinceramente eu questiono se 10bits é realmente necessário, ou se o público que vê animes que ficou muito “chato”, não consigo visualizar essa melhora toda de qualidade que defensores do 10 bits saem falando por aí, e como disse, limita demais as opções de visualizações (só pelo pc, e se tiver cabo hdmi, dá pra ver pela televisão, mas é muito mais cômodo espetar um pendrive e navegar através do controle da televisão, por exemplo).

    Enfim, o que deve ser feito com certeza é o que menos dá trabalho de fazer, pois com tradução/legenda já é trabalho mais que suficiente pra um fansub, então perder tempos consideráveis com encode também é dose, mas eu prefiro o 8 bits, por ser mais acessível, exigir menos capacidade de processamento e ser realmente o padrão de qualquer filme que se encontra na net, sem necessidade dos animes serem “especiais” nesse sentido.

    • Gostaria que você me respondesse essas perguntas:

      Por que as pessoas trocam de carro?
      Por que as pessoas trocam o FullHD pelo 4K?

      Por que todos os comentários são tão simplistas? Cara, suas mente está fechada demais!
      Só pense comigo: Fansubs BR começaram com VHS e internet discada + avi/divx, passamos para h.264/h.265 + mp4/mkv + 8bit/10bit, e o futuro? Daqui 10 anos, todos nós vamos ainda usar 8bit porque os leechers não se interessaram em sair de seus PC da Xuxa/Milhão/Manivela?

      “mas eu prefiro o 8 bits, por ser mais acessível, exigir menos capacidade de processamento e ser realmente o padrão de qualquer filme que se encontra na net, sem necessidade dos animes serem “especiais” nesse sentido.” Se não é especial, você assiste porquê estes mesmo animes? Cada um acredita em seu gosto para definir algo especial, não necessariamente existe consenso.

      Obs: Concordo com em parte com o seu texto que se refere ao público estar chato, pois isso é uma involução da sociedade como um todo, não só com animes, mas todos os assuntos hoje em dia tem a parcela de comentários com preconceitos e de uma negatividade ímpar. O exemplo mais notável é a comédia, é só pegar algo sobre comédia na internet (como em vídeos do youtube do portas dos fundos, parafernalha, 5inco minutos, etc). Não basta ter opinião contrária tem que expor de forma veemente seja sobre politica, religião, futebol, sexualidade, etc.

  7. Eu prefiro o 10bit se não pegar na tv do fulano ele que tenha um pouco a mais de trabalho de converter para assistir em sua tv simplis…e sobre os olhos de falcão acredito eu que a diferença entre 8bit e 10bit seja a sinueta em volta dos personagens e dos objetos 😉

  8. Kitamura que comentário malicioso!

    Tudo bem que escrevi com um certo tom de agressividade cheio de ironia e sarcasmo, mas não esperava ler isso no post: “Nunca iremos encodar episódios abaixo de 720p, para tristeza do Paulo”.
    Atualmente só baixo anime depois que sai versão BD, HDTV apenas quando for realmente do meu interesse.

    Eu não tenho preocupação com o 8bit, apenas acredito na evolução das coisas pois elas podem trazer uma experiência melhor. No meu texto quis apenas falar da evolução de uma parte do todo [quem vai esquecer da época que anime era encodado em rmvb?]. Nisekoi em 8bit não é necessariamente ruim (eu consigo ver na Tv seja por HDMI ou pelo Plex), mas estaria mentindo se escrevesse que é o máximo na minha condição. Aliás, eu baixei aquele 2 episódios em BD [mas apago eles assim que sair o 10bit ou uma versão 1080p]
    Eu tenho um projeto até 2018 ou 2020 de comprar um Tv 4K, por um preço acessivel até 2-3mil reais (hoje é impossível), por isso penso que se conseguir o anime na melhor qualidade possível (mesmo que o 10bit atualmente só tenha o potencial latente), porque amanhã eu poderei desfrutar ainda mais.

    O problema real dos leechers brazucas é a falta de visão no futuro, exatamente como o que acontece com as pessoas a respeito da previdência, pois não fazem a menor ideia do futuro e não tem planos ainda, onde quer e como quer chegar e quanto tempo vai levar.

    Obs: Qual vai ser os planos do Moshi Moshi quando os animes forem transmitidos em 4K?
    Vai lançar eye-cancer para os leechers ou toda a ULTRA-MEGA-SUPER-DUPER-BLASTER-RESOLUTION?

  9. 8 bits na cadeia, quero meu Amagami em 10… vlw, flwz.

  10. Prefiro 10bits, e eu sinto sim diferenças de qualidade, principalmente no contraste das cores… mas acho a decisão da staff conveniente. Embora eu curta mais 10bits, usar 8bits é pelo bem da maioria; maiores compatibilidades, mais fãs felizes. Usem 8bits mesmo! Está apoiado. Belo trabalho o de vocês, são poucos fansubbers que encontro tamanha qualidade tanto nas traduções quanto nos encodes. Parabéns!
    #sdd_hajime #sdd_steins eheheheh

  11. Por mim pode ser qualquer formato de encode .

  12. Mais é muita gente sem noção mesmo…

    O principal mérito do Hi10p não é ganho de qualidade, quase todos os 10bits que vocês pegam para baixar são 8bits! (Querem comprovar? Baixem uma .iso de 40gb de algum blu-ray e vejam por vocês mesmos) A diferença é que se você encodar em 10bit o codec vai ter muito mais formas de codificar o espectro de cores não precisando assim gastar mais bitrate para fazer dithering! Você só vai ver banding em 8-bit bem encodado se a sua fonte de vídeo for menor que a resolução da sua tela.

    É incrível o número de pessoas que dizem notar uma diferença estrondosa na qualidade… Isso só vai acontecer se a fonte do seu vídeo for realmente 10bit e se você tiver um monitor 10-bit e uma placa de vídeo profissional que suporte isso, custando incríveis 10k de Dilmas cada 😀
    Falar isso é o mesmo que dizer que você consegue sentir diferença no flac pro aac escutando eles em um fone de 20 pau comprado na banca do seu zé!

    A diferença de qualidade só pode ser notada quando usamos o bitrate certo para cada encode, não jogando 400mb em um anime “slice of life” 1280×720, isso é disperdício…
    Fazendo isso verá que um anime em bem encodado (dependendo da animação) em 8-bit ficaria com uns ~300mb enquanto um bem encodado (dependendo da animação novamente) em 10-bit ficaria com ~240.

    O que está em questão não é ganho de qualidade em si, e sim o tamanho dos arquivos!

  13. Em todos os projetos que eu acompanho daqui eu encodo para ficar em HardSub 8Bits, e se vocês já fizerem isso iria facilitar.Fora isso tenho certeza que tem um monte de gente que não sabe fazer encode e não pode assistir em 10Bits. Prefiro 8Bit.

  14. Pra mim também tanto faz 08 ou 10 bits. Sendo legendado em Pt-Br tá de boa. Pra galera que precisar converter pra 08 bits fica a dica: usem um programa chamado Handbrake. Funciona 100%
    http://handbrake.fr/

  15. Prefiro 8bit.

  16. ha algum programa para descobrir se o arquivo de video é 10bit ou 8bit

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *