Quarta-feira , 2 Dezembro 2020
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Passado, presente e futuro

Passado, presente e futuro

Moshi Moshi! Depois de duas temporadas terminadas aqui, chegou a hora de refletir um pouco sobre o nosso passado, analisarmos o presente e falarmos sobre o futuro.

A primeira coisa que temos que fazer é olhar para o passado, lá em 2012 e lembrar os motivos por que decidi abrir mais um fansub Brasileiro. Temos que fazer isto, pois os motivos, o cenário e as pessoas são completamente diferentes do que eram naquela época.

Em 2012 apesar de já existir o Crunchyroll não haviam empresas suficientes de distribuição de animes em português do Brasil, e mesmo o CR entregava uma tradução duvidosa em muitos dos seus projetos. Fazia todo o sentido o trabalho dos fansubs e entre 2012 e 2016 viveu-se talvez a melhor época nos fansubs Brasileiros. Haviam mais do que um fansub por projeto, havia muita gente interessada nessa vida de legendador voluntário e a qualidade das traduções era brilhante. Além disso, por falta de outro lugar para assistir com qualidade, os fansub ganharam o devido mérito e foram aclamados como heróis e salvadores dos animes traduzidos em PT-BR. Nessa mesma época aconteceu a iniciativa do Unidos Pela Qualidade e por consequência surgiu a fundação do UniOtaku, atualmente o maior tracker de animes Brasileiro.

Ao mesmo tempo, os animes, graças à rápida globalização e ao crescimento das redes sociais e dos smartphones, tornaram-se super populares no mundo inteiro (quem diria que até o Kanye West gosta de anime ^^). Popularidade significa dinheiro, e empresas como a Crunchyroll, a Funimation, a Netflix, a Amazon, etc, decidiram começar a investir forte em trazer mais e melhores animes para o ocidente. Com esse crescimento de quantidade e qualidade os otakus Brasileiros nos últimos anos têm feito a transição de baixar de fansubs para assistir anime através dos seus celulares nos serviços oficiais de streaming que mencionei antes. Com isto a maioria dos fansub perdeu o seu propósito e hoje em dia temos menos fansubs em atividade e menos fansubers ajudando.

Isto significa que os fansubs não fazem mais sentido? Não, não é nada disso. Simplesmente, foi necessário olhar para o passado para que a equipe do Moshi Moshi pudesse perceber como pode continuar acrescentando valor na partilha da cultura da animação japonesa. E é desta forma que anuncio que a partir de hoje o Moshi Moshi não lançará mais animes da temporada semanalmente.

Achamos que hoje em dia o valor de um fansub está em lançar animes com a qualidade blu-ray. Isto porque sabemos que um otaku verdadeiro sempre terá um monte de HDs externos lotados de anime, mangás, e outros. O que significa que mesmo que alguém prefira assistir Fullmetal Alchemist: Brotherhood em streaming, no final essa pessoa se realmente gostou do anime e pretende rever a obra com uma qualidade superior, ela irá procurar um bom lugar na internet para baixar e guardar o anime. E é aqui que a equipe do Moshi Moshi acredita que ainda existe lugar para continuarmos fansubando.

Deixando agora o passado e avançando para o presente. Começo por aproveitar este post para anunciar que a partir de hoje todos os novos projetos do Moshi Moshi serão lançados com vídeo HEVC 10bit e áudio OPUS. Achamos que está na hora de darmos o salto para a nova geração de encoders de vídeo e para quem não consegue reproduzir HEVC, temos sempre o moshimoshi.tv disponível com os nossos projetos em streaming.

Aproveito também para informar que o desenvolvimento inicial do moshimoshi.tv encontra-se concluído. Sendo que só voltaremos a trabalhar em novas funcionalidades no final de 2021. Até lá estaremos dedicando os nossos esforços a desenvolver um novo layout e uma nova imagem para o moshimoshisubs.org, que já merece um novo design e novas funcionalidades. Caso tenham sugestões de melhoria deixem aqui nos comentários ou enviem através da página de contato.

E agora é hora de falar do futuro. Muitos de vocês nos últimos meses devem ter se perguntando quando que o Moshi Moshi vai finalmente dar continuidade a Owarimonogatari. Bom, venho dizer que Owarimonogatari está sendo feito mas não esperem um lançamento já, ainda é possível que demore um ou dois meses até que a gente recomece os lançamento de Owarimonogatari.

Para compensar este “atraso”, vou anunciar uma novidade interessante. Após conversar com o HST do antigo Animes Warehouse e consegui sua permissão para utilizar as legendas do Animes Warehouse e após terminarmos o que nos falta de Monogatari iremos relançar todo as temporadas de Monogatari em 1080p HEVC e com uma nova revisão da legenda, types e karaokês. (=

Além de Yuru Camp que estaremos continuando, do segundo filme de Code Geass já estamos trabalhando e de Owarimonogatari temos mais um projeto que iremos reviver. Esse projeto é Orange, o nosso projeto mais amaldiçoado. Já por 4 vezes que tentamos avançar com o projeto mas sempre sem sucesso e como tudo no Moshi Moshi é terminado este não pode ser a exceção. Mesmo que ninguém esteja esperando por ele, iremos lançar Orange completo em blu-ray.

Até ao final de 2020 serão apenas esses os projetos que verão aqui no Moshi Moshi. Mais que isso será completamente impossível, e projetos novos só depois que terminarmos um dos que falei anteriormente. Achamos que assim conseguimos ter melhores condições para continuar desfrutando deste passatempo que é fansubar e manter o fansub vivo e relevante por mais alguns anos.

Lamentamos se alguma destas alterações não agradar a alguém, mas as mesmas foram decididas com o futuro e a continuidade do Moshi Moshi em mente. Agradecemos todo o apoio que nos deram nos piores e nos melhores momentos e por todo o carinho que muitos de vocês demonstraram pelo nosso trabalho ao longo dos anos. Apesar de todas as mudanças é por vocês que continuamos fazendo isto, para quem possam desfrutar do melhor dos animes com a melhor qualidade possível. Abraço!

Veja Também

Kizumonogatari 01v3, 02v2 e 03 (e uma notícia)

E aí, pessoal, tudo bem? Já faz algum tempo que eu, o AntsyPuppet, não lanço …

20 Comentários

  1. MEU DEUS, EU CONCORDO PLENAMENTE. Eu tenho um HD externo de 2TB, só com animes que eu realmente adoro, e eu só coloco versões bluray, ou animes muito antigos, ou que eu baixei muito tempo atrás e não se acha em lugar nenhum mais (como por exemplo Uchuu Kyoudai)… E essa transição vai dar mais tempo pra que os episódios venham na melhor qualidade possível da legenda. E eu vou ficar ansioso pelo Blu-ray de Oregairu, eu posso esperar, faltam menos 2 meses pra 2021 afinal né. KK … Continuem com o ótimo trabalho e na minha opinião é uma ótima decisão.

  2. Muito obrigado por tudo

  3. Super apoio a ideia de se focar nos BDs. Querendo ou não animes estão muito mais acessíveis nos dias de hoje o que faz perder o pouco do sentido de fansubs lançarem animes semanais, fazendo algo que tem gente por aí que é pago pra fazer.

    Quanto tempo não lia o Nick do grande HST nesse mundo de nicho otaku. Se não fosse ele, Monogatari Series não teria tido a fanbase fervorosa que teve na época do boom da franquia na internet brasileira. Fico feliz demais em ver que vão relançar a série toda de forma melhorada. Aproveitarei pra reassistir como estava planejando de acordo com o lançamento de vocês assim sendo.

    PS: Deixo aqui meu pedido, se possível, do lançamento dos filmes de Kizumonogatari e de Seishun Buta Yarou no Moshi Moshi TV. Principalmente o segundo, onde maratonei toda a série que vcs lançaram em BD e fiquei no hype de ver o fechamento dessa história maravilhosa

  4. Eu acho que o valor de um fansub hoje não está nem na qualidade mas no “ineditismo” do projeto. Não sei se continuariam a ser relevantes se pegarem apenas medalhões em boa qualidade. São fáceis de conseguir. Difícil é achar um ova obscuro inédito em pt, ou um anime ainda não traduzido. Isso sim eu acho valioso em trabalhos de fansubs na atualidade. Considerem com carinho até que ponto a qualidade do arquivo se sobrepõe em relevância a algo já conhecido amplamente.

    • Penso de forma semelhante ao Rod Russ.

      Acredito que o valor de uma fansub, no contexto atual, seja: trazer animações que não receberam legenda PT-BR por nenhum fansub/serviço de streaming; BDs de boas obras, mas que ninguém teve coragem de fazer.
      Por exemplo, Natsume Yuujinchou é uma excelente anime, mas nunca fizeram o BD das primeiras temporadas (seria isto um primeiro pedido? rsrs)

  5. Olá Kitamura sobre esse tipo de vídeo HEVC 10 bits o player de vídeo VLC ou Mídia player Classico comsegui reproduzir ?

  6. O que seria eu sem vocês para lançar Oreigaru?

    Muoto obrigado e sucessooooo, estarei aqui acompanhando!

  7. Cara tenho dois HD externos de 1tb cheios de animes e vou comprar o terceiro na black friday hahaha embora os stremming tenham se popularizado ainda sou aquele otaku dos anos 2000 que prefere baixar episódios em Hd das fansub

  8. Vinícius Sanhudo

    Muito obrigado por tudo que vocês já fizeram e ainda fazem para esse cenário de animes em PT-BR!
    Já fico na expectativa pra mais Monogatari, tanto Owari, quanto a versão 1080p das outras partes!

    To muito feliz com a notícia e desejo a equipe toda a sorte e sucesso do mundo nesses projetos interessantíssimos. Valeu mesmo! 😀

  9. Assisto muitas coisas via streaming, pois não aguento esperar…
    Mas para guardar ainda prefiro animes em qualidades melhores.
    Sou das antigas, adoro baixar meus animes, para ter eles a disposição quando quiser, e se forem em qualidade… melhor ainda…
    Graças a isso muita coisa não se perdeu ^^.
    Sempre apoiarei o Moshi Moshi, independente do que seja ^^.
    Obrigada Kitamura e a todos da staff !!!!!

  10. Aproveitando que passarão a utilizar esse novo padrão (HEVC e Opus), podem considerar fazer uma versão full softsub ou qual seria a possibilidade de fazer uma?

    E realmente o papel das fansubs mudaram bem, adaptação e criatividade fazem parte do processo.

  11. qualidade em primeiro lugar tem todo meu apoio me só lançar bluray.

  12. Obrigado por tudo.
    Sempre priorizo qualidade e aqui com certeza é o lugar.
    Muito obrigado pelo ótimo trabalho e aguardo ansiosamente o lançamento do restante de monogatari. Ainda não terminei de ver esperando uma versão boa.

  13. Ótima resolução para o futuro do fansub.

    No aniversário de vocês neste ano havia comentado sugerindo o relançamento de Monogatari dessa forma citada mas por algum motivo o comentário não apareceu. Não sei se chegaram a vê-lo. Será um sonho realizado! Poder ter essa série tão maravilhosa feita de forma impecável será uma das coisas mais preciosas.

  14. Vocês estão de parabéns por vários motivos:
    -Reposicionamento de Mercado
    -Esclarecimento ao público
    -Atualização de tecnologia(Não lembro de outro fansub que resolveu aderir ao x265, o que torna o Arquivo mais leve, mas com uma qualidade superior)
    -O Networking feito com fansubers antigos(afinal, sei que ainda existem fansubs na praça que se deixam levar pelo ego, mas hoje é uma minoria)
    – A proposta de Rebranding do MM e de quitar remanescentes antes de ir para uma nova etapa.

  15. Boa ideia o caminho de se especializar nos BD.

    Os animes da temporada já uma tradução oficial que aparece rápido nos sites ‘alternativos’, fora a perseguição que deve crescer das empresas em cima de quem cria ‘alternativas’.

    Eu gosto de guardar temporadas dos animes que gostei em DVD, assim sei que no futuro tenho eles em boa qualidade. Tem muita coisa antiga lá do fim dos anos 2000 que não se acha mais. Naquela época tinha a impressão que ficaria eternamente disponível na internet. Ledo engano.

    Quando vou procurar um anime fora da temporada para assistir pesquiso sobre a qualidade da imagem, som e tradução (seja EN ou PT, procuro ler comentários e descobrir se é boa).

    Não esquecendo, Parabéns pelo trabalho que vocês realizam.

  16. Salve, como eu já havia mandado mensagens em off, mas nunca recebi uma resposta rs, queria tentar ajudar vocês com alguns conteúdos em específicos na qualidade x265 HEVC 10 bits, ao qual eu tenho alguns animes que gostaria de compartilhar para que vocês pudessem postar no site, ou fazer uma revisão melhorada e fazerem alguns melhores efeitos e talz … eu tenho alguns conteúdos exclusivos em qualidade e legendas e dublagens que de fato e garanto nenhum site tem, meu intuito seria de compartilhar …
    infelizmente no momento ainda não possuo um pc para realizar um encode decente, porém todo meu conteúdo e de altíssima qualidade em suma maioria em x265 ao qual eu baixei já encodado de Uploaders magníficos do site 1337 … em suma todo meu conteúdo se baseia só nessa qualidade … AKIRA, SAMURAI CHAMPLOO, A VIAGEM DE CHIHIRO, entre outros são alguns projetos aos quais eu consegui fazer uma mescla de qualidade e legendas… caso queiram dar uma olhada ou se interessem por isso me avisem, meu intuito é só ajudar, abraços.

  17. Quando falou em bd owarimonogatari e das duas par yes certo?
    Eu quero pedir um favor se possível que também façam o bd de koyomimonogatari já que faz parte da obra.
    Ficaria grato e outros também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *