Sarabada

Moshi Moshi! Este post serve para constatar o inevitável e colocar um fim na grande história do Moshi Moshi Subs. Sim, vamos fechar atividades. O Moshi Moshi como o conheciam chegou ao fim e a partir de hoje estaremos em modo adormecido. Poderemos até terminar algum dos projetos que ficaram pendentes, mas não haverá mais novos projetos por aqui.

A verdade é que a indústria dos animes mudou muito na última década e os fansubs ficaram obsoletos. Com tanto serviço de streaming disponível, qualquer anime relativamente conhecido está ao alcance de qualquer pessoa, até mesmo dos que não conseguem pagar uma subscrição, pois o CR deixa assistir tudo gratuitamente com publicidade. O nosso trabalho não só se tornou muito mais ingrato do que já era como também se tornou apenas importante para aquele 1% dos otakus que ainda gosta de manter os seus HDs cheios de relíquias. 

Eu sou um desses otakus, mas a verdade é que eu mesmo já consumo todos os meus animes através de streaming. No fim, baixo as raws dos que mais adorei no nyaa e guardo essa versão para efeitos de arquivo, mas a verdade é que toda a vez que eu quiser assistir de novo o anime mais rapidamente eu ligo de novo o serviço de streaming do que vou pegar o meu arquivo. Resumindo, eu mesmo estou sendo hipócrita tentando manter o Moshi Moshi vivo quando nem eu mesmo ligo mais para os fansubs.

Depois de analisar as motinações da nossa staff, o nosso tempo livre e o quanto ainda nos divertiamos fazendo isto, decidi que o melhor era colocar um ponto final no Moshi Moshi antes que ele se tornasse um fardo. A maioria de nós continuará a ser otakus e a frequentar a comunidade de fansubs e otakus, mas não estaremos mais legendado ou trabalho com animes.

Sabemos que muitos de vocês ainda dependem dos fansubs e confiam na nossa qualidade, e a vocês, pedimos desculpa por não continuarmos. Ainda existem alguns fansubs que mantém a atividade e até que o ultimo deles acabe, os fansubs não serão extintos. Continuaremos torcendo por todos os fansubs que se aguentarem por muitos anos.

Foram quase 10 anos de muita alegria, muita diversão e memórias que ficarão para sempre. Tivemos pessoas extraordinárias trabalhando conosco e formamos grandes amizades que ainda hoje perduram. Conhecemos muita gente de outros fansubs e formamos parcerias e projetos muito legais. Acredito até que ajudámos juntamente com os outros fansubs, a serviços como o CR e a Funimation a melhorarem a sua qualidade e zelarem pela qualidade das suas legendas.

Como falei, se alguma coisa for lançada aqui nos próximos meses ou anos, será simplesmente para terminar projetos inacabados (Yuru Camp, Monogatari ou Kuroko no Basuke 3 em BD). Fora isso não terá mais nada novo do Moshi Moshi. Obrigado por nos acompanharem e tudo de bom para vocês.

Um grande abraço a todos… Moshi Moshi! O fansub diferente de todos os outros!

Partilhar:

35 comentários em “Sarabada

  • 10 Janeiro, 2022 em 13:17
    Permalink

    Valeu pessoal, obrigado por todo o trabalho duro e bons momentos. O Moshi Moshi nunca será esquecido!

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 13:39
    Permalink

    De fato, a indústria está se tornando cada vez mais acessível. Muito obrigado por esse trabalho de altíssima qualidade por todo esse tempo. S2

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 13:58
    Permalink

    Fica aqui o meu agradecimento pra todo mundo que já passou pelo grupo, abraços!

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 14:10
    Permalink

    Minha tristeza é imensurável mas equiparável ao quão grato eu sou por todos esses anos. Vocês juntos do Aenianos, AnimesWarehouse, Eternal Animes e vários outros que já se foram ou ainda estão ativos, fizeram parte da minha infância desde meus 12 anos (estou com 26) e até hoje fazem parte da minha vida. Só tenho a agradecer vocês do fundo do meu coração pelo trabalho incrível que fizeram. Muito obrigado e saibam que vocês marcaram não só a minha vida, mas a de vários fãs de animes.

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 14:24
    Permalink

    Mais uma LENDA indo embora… foi um prazer acompanhar vcs e nada superará a qualidade de vcs(principalmente fraquinho Monogatari), espero q vcs consiga chegar até o final junto de Kiss-Shot Acerola-Orion Heart-Under-Blade ^^… Obg a todos q passaram pela Moshimoshi 🙂

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 14:52
    Permalink

    Muito obrigado por todo o trabalho! Foi através de vocês que vim a conhecer e amar meu título favorito: Monogatari. Desde então passei a acompanhar o canal e todo trabalho que fizeram sempre foi incrível. Moshi Moshi Fansubs virou sinônimo de ‘qualidade’ no meu dicionário pessoal.
    Claro que me entristeço por esta notícia, mas tenham em mente que vocês fizeram um trabalho único e tenho certeza que todos que tiveram acesso ao trabalho de vocês ficaram extremamente satisfeitos!

    Muito obrigado mais uma vez, parabéns pelo trabalho feito, um adeus emocionado e boa sorte e sucesso com o que vem a seguir na vida!

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 16:15
    Permalink

    Mais um gigantei indo embora, obrigado por tudo MoshiMoshi, a tradução de vcs de Oregairu e FMAB nunca será esquecida por mim.

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 17:28
    Permalink

    Muito obrigado por proporcionar a alegria de assistir animes com qualidade profissional, muito melhor que os serviços de streaming. As legendas dos serviços ainda não respeitam as peculiaridades da língua japonesa que fazem toda diferença quando assisto, mas você tem razão, cada vez menos gente tem se importado com isso, uma pena. Mais uma vez muito obrigado e tudo de bom para todos da staff!

    Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 20:20
    Permalink

    Fico triste mas, entendo. Muito obrigado por todos esses anos, vocês fizeram parte da minha vida hahaha. Um abraço e mais uma vez um muito obrigado para todos da staff! Uma última pergunta: o site vai ficar ou será desativado também ?

    Responder
    • 11 Janeiro, 2022 em 5:36
      Permalink

      O site ficará no ar enquanto a gente tiver visitantes. Então, acredito que ainda ficará no ar por alguns bons anos. =)

      Responder
  • 10 Janeiro, 2022 em 22:16
    Permalink

    Muito obrigado por todos esses anos de fansubagem, a qualidade de vcs sempre foi absurda. Tenham a certeza de que fizeram parte da vida de muitos. Mais uma vez: Muito obrigado por tudo!

    Responder
  • 11 Janeiro, 2022 em 7:53
    Permalink

    Vocês foram por muitos anos uma das minhas equipes de fansub favoritas. Um trabalho feito com extremo zelo e carinho, parabenizo e agradeço bastante todo o esforço de vocês nos projetos que fizeram.

    Dito isto, gostaria de acrescentar que o posicionamento de vocês faz bastante sentido, e eu também já estava pensando da mesma maneira, mesmo amando fansubs. Ainda que você não pague pelos serviços de streaming, é fácil encontrar as legendas oficiais em sites de torrent como o Nyaa.

    E eu também me identifico com o que foi dito sobre arquivar as boas obras que consumimos. Meu HD está lotado de anime (muitos dos títulos com legendas de vocês) e eu adoro manter essa prática. kkkkk

    Enfim, novamente parabéns e obrigado pelos anos de serviços de vocês.
    Têm minha admiração e respeito.
    Abração o/

    Responder
  • 11 Janeiro, 2022 em 9:08
    Permalink

    Deixar aqui meu agradecimento por terem disponibilizado tantas obras que amei e certamente, como acompanho o fansub desde o começo, ficará aquela certeza de que a moshi moshi foi um dos melhores fansubs brs que já existiu.

    Muito obrigado!

    Responder
  • 11 Janeiro, 2022 em 22:28
    Permalink

    Realmente estou em estado de choque ainda…
    Sabe… realmente me acostumei a ter vocês sempre por perto…
    Mas muito Obrigada por todos esses anos maravilhosos que compartilhamos…
    Sei que a vida segue… e também existem nossas prioridades… e infelizmente embora gostemos muito… não dá para viver…
    Arigatô nê… Kitamura e staff maravilhosa… realmente foi um baque muito grande…
    Não preciso dizer que vcs moram em meu coração…
    Sejam felizes!!!!
    Kisses de sua amiguinha de hj e sempre…
    Sky

    Responder
  • 11 Janeiro, 2022 em 23:36
    Permalink

    NUNCA ESQUECEREI ESSA FANSUB E SEUS MEMBROS E MOMENTOS ESTÃO GUARDADOS NO MEU CORAÇÃO!!!

    Responder
  • 12 Janeiro, 2022 em 14:36
    Permalink

    E mais uma das minhas fansubs favoritas está indo embora… Fico realmente triste, mas é justificável, a grande maioria não vê valor numa legenda, só querem assistir rápido. E é lamentável que essas streamings só querem dinheiro e não se importam nem um pouco em trazer uma tradução de qualidade, pra mim não passam de uma speedsub premium.

    Ainda vejo propósito numa fansub, nem tudo as streamings vão ter, como versões Blu-Ray, sem censura e etc, mas é a minoria que liga pra isso. Acho que pra uma fansub que já está há 10, 15 anos em atividade, faz sentido que estejam cansados.

    Só faz 3 anos que comecei a legendar animes, e ainda tem muita coisa que quero legendar.

    Mas muito obrigado por trazerem ótimos animes pra nós, as versões de Monogatari, Kuroko no Basket e Fullmetal Alchemist Brotherhood com certeza foram marcantes pra mim. E fico feliz que ao menos terminarão os projetos pendentes. ^^

    Responder
  • 12 Janeiro, 2022 em 19:18
    Permalink

    Conheci vocês pelo Jumentossauro e só então passei a dar valor a legendas bem feitas. Hoje em dia me irrita a ponto de eu não conseguir ver anime por streaming, porque em sua maioria as legendas são extremamente porcas. Obrigado pelo ótimo trabalho e por terem feito a nossa alegria por tanto tempo. Sempre será uma das melhores fansubs do Brasil e uma das minhas preferidas.

    Responder
  • 14 Janeiro, 2022 em 18:46
    Permalink

    Deixo aqui o meu imenso agradecimento por esse Sub maravilhoso em que acompanho a anos. Ainda sou e vou morrer um otaku que adora guardar os arquivos dos subs e valorizar o trabalho, mas tbm não vou ser hipócrita de admitir que me rendi ao consumismo do Streaming.

    – Sentirei saudades MOSHI MOSHI

    Responder
  • 15 Janeiro, 2022 em 15:37
    Permalink

    Agradeço por todo trabalho que vocês fizeram todos esses anos, vocês são incríveis, mais uma vez, obrigada.

    Responder
  • 15 Janeiro, 2022 em 22:02
    Permalink

    Posso dizer com 100 % de certeza que um fansub do calibre do Moshi Moshi é bem melhor que qualquer streaming service que há por ai.

    O esforço para typesetting, encoding, tradução, karaokê etc é completamente diferente de uma empresa que só faz o básico do básico.

    Com muito remorso eu digo: adeus!

    Obrigado por tudo.

    Responder
  • 17 Janeiro, 2022 em 19:03
    Permalink

    Essas despedidas sempre me deixam pra baixo…
    Saiba que eu agradecerei eternamente aos momentos que vocês proporcionaram pra mim e pra muitas outras pessoas com muita excelência. Sempre que eu descubro algum anime antigo ou da temporada eu já venho correndo aqui ver se vão fazer ou se já tinham feito
    Como você citou sobre as relíquias nos HDs, saibam que o Nisekoi e a série Monogatari vão continuar nele pra sempre, com o selinho MoshiMoshi na frente de todos ^^
    Novamente agradeço do fundo do meu coração, não gosto de dizer adeus então acho que é melhor falar que quando Nisekoimonogatari estrear a gente se vê de novo, até lá pra todo mundo!

    Responder
  • 23 Janeiro, 2022 em 20:15
    Permalink

    É uma grande perda para aqueles que gostam de animes com ótimas legendas, principalmente com a qualidade moshimoshi.
    Vocês sempre serão lembrados com muita apreciação pelos seus fans que conseguiram nesses quase 10 anos e também serão referência e inspiração para outros grupos de de fansubs.
    Como foi mencionado vão continuar com os blu-ray dos animes yuru camp, Kuroko no basuke e monogatari certo, mas quando se refere a monogatari vai ser só koyomimonogatari ou vai ter owarimonogatari 2nd Seasons e zoku owarimonogatari pra ter tudo da série e fechar com chave de ouro e ter aquela sensação de ter cumprido os seus objetivos com toda a dedicação sabendo que deram o melhor de vocês.
    Só resta apenas dizer muito obrigado vou manter tudo que tenho do moshimoshi bem guardado no HD.
    Obrigado pessoal do moshimoshi desejo tudo de bom pra vocês tanto na vida pessoal quanto profissional.
    Sarabada moshimoshi sua lenda jamais será esquecida!

    Responder
  • 4 Fevereiro, 2022 em 17:04
    Permalink

    Obrigado Moshi Moshi! por diversos projetos de alta qualidade, realmente triste ver o fim de mais um fansub que entregava uma legenda sem igual.

    Responder
  • 6 Fevereiro, 2022 em 18:54
    Permalink

    Oi, Kitamura! O legado da Moshi Moshi é gigante e diverso. Não tenho insegurança alguma em dizer que essa fansub serviu de exemplo pra muitas outras e foi a ponta da lança quando serviços como uniotaku foram desenvolvidos, acompanhando mudanças que já eram bem sentidas na maneira de baixar, consumir e guardar animes.

    Não sei se você lembra, mas em 2016 tivemos nossa última conversa, pouco antes de eu sair definitivamente do mundo das fansubs. Estávamos falando sobre a continuidade do FMAB e toquei no assunto do tipo de consumo que era esse projeto (brilhante) da Moshi Moshi: os arquivos em bd eram grandes e naquela época, computadores e notebooks já começavam a ser substituídos pelo clássico SSD de 225. Brincando, um de nós dois disse que, um dia, não ia mais dar pra ter bibliotecas de anime no HD. De lá pra cá, as coisas parece que foram dando mais e mais motivos pras fansubs entrarem em desuso. Hospedar animes em lugares como MEGA era difícil, havia resistência pra consumir dentro de espaços como o uniotaku, plataformas de stream estouraram pra caramba. Em 2018, muita gente já dizia que, se essas plataformas fossem mais acessíveis, não faria mais sentido fansubbar. E pouco tempo depois teve aquele apagão onde várias fansubs foram derrubadas em operações anti-pirataria.

    Nesse percurso inteiro, vocês da moshi moshi continuaram de pé entregando episódios de qualidade, resistindo às mudanças do tempo ao mesmo tempo em que tentavam se adaptar. Em silêncio, acompanhei os projetos de vocês, consumindo animes daquela que, pra mim, era e sempre se manteve a melhor fansub do Brasil. Parabéns pelo trabalho até aqui! Fansubbar é hobby, mas um hobby ingrato. Pouco levado a sério, é o tipo de coisa que as pessoas não sabem como foi importante. Mesmo que os tempos tenham mudado, cabe pensar: o que seria da cultura otaca em um espaço como o Brasil, onde esse tipo de conteúdo era de difícil (e caro) consumo, em espaços limitados? De 2005 pra cá, fansubs (e scanlators) foram críticos, impulsionaram a cultura otaku no Brasil de forma tremenda — impulso que, convertido em números e consumidores, acabou por justificar a chegada e expansão de plataformas como CR pra cá.

    Desculpa fazer um textão, mas é que quase 6 anos depois de nosso último contato, e tendo vislumbrado refazer a owari várias vezes, não pude deixar de ficar nostálgico e fazer uma retrospectiva dos últimos anos. A Moshi Moshi sempre foi exemplo pra mim. Enfim, triste com a notícia! A falta será sentida. Tudo de bom pra você e toda sua equipe, meu caro. Abraços!

    Responder
  • 16 Março, 2022 em 16:16
    Permalink

    Não sei oq dizer…
    O trabalho de vcs com Oregairu está eternizado no meu coração.
    Desde que eu assisti esse anime minha visão do mundo mudou bastante e sou muito grato de poder ter visto por aqui, com toda a dedicação e qualidade na forma de contar a história que as suas legendas traziam.
    Obrigado por tudo, e que ventos bons acompanhem vcs em suas novas jornadas!

    Responder
  • 18 Abril, 2022 em 2:00
    Permalink

    Triste ver esse dia chegar, mas se for pra dar prioridade pra saúde de vocês e pra ter mais tempo eu apoio… Dito isso, eu não assisto NENHUM anime em stream, nem aqueles que eu não vou guardar, eu prefiro baixar e depois deletar, porque eu detesto a CR e a Fun Animation, fora que, eu tenho em meu HD externo animes que a CR nunca colocou ou deletou recentemente… Vocês tem uma tradução tão melhor e mais coesa… Sempre vou guardar com carinho o trabalho de vocês com Oregairu (um dos meus preferidos). Obrigado por todo esse tempo fazendo um bom trabalho.

    Responder
  • 15 Maio, 2022 em 11:50
    Permalink

    Sobre a indústria cruel com os fansubs concordo em cada ponto dito(infelizmente). Porém a mesma não tem cobrido tudo e tem sido essa a escapatória(Inclusive era um dos motivos que gostava tanto de acessar esse fansub).

    Agradeço a cada momento de dedicação aos projetos e lamento por agora ficarmos órfãos, visto que OVAS, Especiais e Filmes não são o forte de CR, Netflix e Cia, que são focados apenas à temporada regular.

    Espero que no futuro, se o fansub não voltar, que remanescentes possam tocar projetos em outros na praça ou mesmo fundarem novos, pois vocês ainda são o principal expoente, são engajados na promoção do conteúdo e não recebem um centavo sequer, fazendo puramente por amor àquela obra.

    Responder
  • 21 Julho, 2022 em 18:17
    Permalink

    Muito obrigado pela contribuição ao mundo otaku <3

    Responder
  • 31 Agosto, 2022 em 23:00
    Permalink

    Muito obrigado pelo trabalho de vocês, mais é uma pena!

    Realmente a indústria de animes mudou e muito nos últimos anos e agora temos como dar o nosso suporte para os criados dos animes por um preço acessível!

    O problema é que o speedsub porco do crunchyroll em PT-BR é um lixo total, é quase um google translate direto da legenda em inglês com pouca ou nenhuma revisão, com PT-PT misturado as vezes e sem ninguém com paixão que os fansubs de verdade tinham\tem aonde os mesmos caprichavam nas legendas as deixando os mais coerentes possíveis sem perder o significado original, além de colocar notas explicando termos e costumes que só os japoneses tem e tbm ao traduzir a OP e End perfeitamente. E durante todos esses anos, o crunchyroll pouco melhorou quanto a sua legenda PT-BR, a qualquer hora do dia eu troco fácil a legenda do crunchyroll pela legenda de um fansub de verdade.

    Responder
  • 17 Novembro, 2022 em 22:05
    Permalink

    Estou lendo isso com o coração partido. Acompanho vocês desde 2014 (se me lembro bem) e sempre acompanhei. Recentemente meu namorado começou a ver animes e ele não entende porque eu sempre procuro um anime em fansub antes de procurar em plataformas kkkk
    Parabéns de verdade a todos vocês! Vocês, junto com aenianos, awarehouse, dollars e BTRsubs moldaram meu otaku adolescente!
    Abraços

    Responder
  • 24 Dezembro, 2022 em 17:45
    Permalink

    Ainda sou da turma 1% que guarda tudo em hd, passei aqui pois nao achava o Kizumonogatari muito obrigado pelos otimos animes que fizeram com carinho .

    Responder
  • 22 Março, 2023 em 13:04
    Permalink

    Obrigado pelo trabalho duro!
    Eu ainda sou da turma que guarda tudo, tenho um servidor de alguns terabytes, com meu stream pessoal no plex.
    Claro que a grande maioria vai consumir apenas em streams (eu também consumo) mas a verdade é que o conteúdo que está na netflix hoje, amanhã pode não estar, mesmo os que a própria produz. Por isso, eu armazeno tudo que gosto.
    Outra coisa, existe muito conteúdo que nós ocidentais dificilmente veremos e acredito que aí vão estar o papel de scanlattors e fansubs. Galera que estiver a fim de consumir x conteúdo vai acabar legendando, traduzindo, como sempre ocorreu…
    No mais, muito obrigado novamente por todo esse trabalho duro (e muitas vezes sem gratidão)! Quem toca esse tipo de trabalho é realmente foda!
    Até!

    Responder
  • 30 Abril, 2023 em 9:14
    Permalink

    Valeu por tudo, com certeza foram uma fansub que contribuiu bastante para a comunidade, tanto que eu assisto anime desde 2017 (13 anos) até atualmente e já cai em vários anime legendados por vocês.
    Valeu por tudo! Nos vemos por aí!

    Responder
  • 7 Setembro, 2023 em 22:45
    Permalink

    Ainda teremos a chance de ver os projetos que estavam em andamento ser finalizados?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *